Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the feed-them-social domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u384557600/domains/gobbiarquitetos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the feeds-for-youtube domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u384557600/domains/gobbiarquitetos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u384557600/domains/gobbiarquitetos.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Revista CONSTRUIR Sobrados | Edição Nº 03 | Maio 2012 – Gobbi Arquitetos Associados

Para aqueles que ainda não viram a Revista CONSTRUIR Sobrados, da Editora Casa Dois, vale a pena conferir, pois são 12 páginas falando de dois projetos da Gobbi Arquitetos!
A editora ainda não disponibilizou todas as revistas online, portanto montamos um PDF com a seleção da reportagem (imagens, textos, plantas…):

Para os que preferirem ler as reportagens por aqui, aí estão:

Ecologicamente correta – A residência possui elementos que ajudam a preservar o meio ambiente”

Basta olhar para a casa projetada pelo arquiteto Paulo Gobbi, de Florianópolis, SC, para saber que ela é especial. A escada externa em formato caracol chama atenção logo de cara. Ela possui revestimento de vidro e lembra um tubo. Porém, essa residência de 660 m² fica ainda mais encantadora pelas soluções sustentáveis propostas pelo profissional. “Utilizamos madeira de reflorestamento para compor a estrutura e muitos vidros na fachada para aproveitar a luz natural”, explica. Há um sistema de coleta que faz com que a água utilizada nos banheiros seja proveniente das chuvas e o aquecimento é feito com painéis que captam a energia solar.
Os moradores fazem parte de uma família que deixou o centro da capital catarinense para residir em um bairro mais tranquilo. “Fizemos um estudo completo antes de escolher o local perfeito no terreno, pois a vista para a paisagem era um atrativo que não poderia ser desperdiçado”, comenta Gobbi.
Quem quiser admirar a natureza, pode se aventurar no mirante de madeira. Uma ponte feita do mesmo material sai da área de lazer e leva até uma plataforma que proporciona vistas de tirar o fôlego.
E nos dias de calor todos se reúnem ao redor da área de lazer formada por uma piscina de 40m². Com estrutura de concreto armado, possui profundidade média de 1,40 m. O interior foi revestido com pastilhas cerâmicas e a borda com piso atermico. Durante a noite, a madeira recebe iluminação feita com LEDs.
03 Pavimentos: superior, térreo e inferior.
Das cinco suítes, uma está no pavimento superior para preservar a privacidade dos moradores.
A ala social, localizada no térreo, ganha destaque e amplitude com o pé direito duplo. Para o piso, o profissional optou pela combinação de cimento queimado e ladrilhos hidráulicos. Cozinha, estar e sala de TV estão integrados e iluminados por grandes panos de vidros. Vale a pena destacar o hall. O piso, desenvolvido com vidro, permite a contemplação do verde ao redor.
Quando a fome bater, é só seguir até o ambiente de churrasqueira, que também conta com forno de pizza. “Os móveis seguem a mesma roupagem da cozinha”, conta Gobbi.

Reportagem Juliana Duarte | Texto Camila Chevitarese | Fotos Gui Morelli | Ilustração AC Design

_
 
Frescor na certa – A ligação entre os ambientes oferece uma boa ventilação à casa da capital catarinense”
A lista de exigências dos proprietários da morada localizada na Lagoa da Conceição, SC, não era extensa, mas incluía um pedido especial: integração. E não só entre os ambientes da residência, como também entre os terrenos vizinhos. Para realizar esse desejo, o casal contou com os arquitetos Paulo Cezar Gobbi e Caroline Porto, do escritório Paulo Gobbi & Arquitetos Associados, e Álvaro Vargas, responsável pelo projeto espacial da edificação, da mesma cidade.
A construção de 400 m² em formato de “L” foi a alternativa encontrada pelos profissionais para garantir a satisfação dos moradores. A solução foi perfeita para agradar também os filhos do casal, um menino e uma jovem, já que aproxima a área de lazer dos ambientes internos.
O estilo dos proprietários está impresso na fachada principal, que ressalta o equilíbrio das proporções e valoriza os volumes com o jogo de luz e sombra. Construída com estrutura de concreto armado, a casa possui fechamento em alvenaria.
Ao adentrá-la fica claro que os profissionais atingiram em cheio seus objetivos. A sala principal está integrada à de jantar, espaço gourmet, piano, churrasqueira e piscina. Ventilação e iluminação natural – outras solicitações do casal – são marcas registradas do espaço, que tem 4,70 m de pé direito duplo.
A mistura de vidro, madeira e pedras confere elegância à morada. “O contraste entre a rusticidade de alguns materiais e a modernidade de outros proporciona conforto, humanização e sofisticação”, destacam. A escada feita de concreto com degraus revestidos de madeira e guarda corpo metálico leva à ala íntima. No mezanino estão a TV e a biblioteca, que podem ser vistos do térreo. No segundo pavimento, estão a suíte do casal e os quartos dos filhos. Para manter a privacidade, o ambiente dos pais está num patamar diferente.
02 Pavimentos: superior e térreo.
Em dias ensolarados é na piscina de 50 m² que a família se diverte. Construída com concreto armado, conta com prainha e área de banho com 1,30 m de profundidade. Pastilhas em duas tonalidade de azul no tamanho 5 x 5 cm (Atlas) revestem o interior, enquanto o cimento atérmico da Solarium colore as bordas. Passadores sobre a água criam um efeito inusitado e isolam a prainha da área de banho.
Privacidade é um dos pontos fortes da área de lazer que inclui ainda churrasqueira e gramado. “Volumes de muro e de vegetação contribuem para tornar estes ambientes agradáveis”, contam os profissionais.
Reportagem Claudia Dino | Edição Vanessa Sarzedas | Fotos Gui Morelli | Ilustração AC Design

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?