Residência no Bairro Pantanal | Fpolis/SC

Croqui do Arq. Paulo Gobbi

 

Acesso principal

Este é mais um projeto prestes a iniciar sua execução, com previsão para início em fevereiro de 2013.
Nem sempre, em terreno de declive, constrói-se escalonado aproveitando a topografia, e esta é a situação deste projeto a ser construído em um morro perto da UFSC. Aqui o princípio fundamental é o de uma residência de 02 pisos, nivelados pelo acesso principal, para que a mesma não fique enterrada em relação a rua principal de acesso.
Em uma esquina, com a rua principal plana (acesso social) e a lateral em desnível de 10 m (acesso de veículos), esse projeto explora o visual aos fundos do terreno, para o horizonte oeste (por de sol).
A planta térrea, social e serviço, interage com um grande terraço, uma vez que o terreno natural fica muito abaixo e terá acesso apenas por escadas interna (garagem) e externa seguindo o declive do terreno.

Vista Lateral

A planta superior, com a área íntima, também explora o visual, não deixando de usufruir do sol leste e norte, importantes para a qualidade ambiental dos espaços de maior permanência.
O estilo arquitetônico destaca o conjunto de volumetrias, explorando principalmente o volume de esquina, gerado pelo patamar da escada interna e de um pórtico lateral que faz parte deste, alongando o efeito visual da fachada lateral.

Vista Aérea de fundos

Também, foi considerada neste caso a mínima intervenção no desnível natural do terreno; na preservação de algumas árvores remanescente do terreno na extrema dos fundos (parte baixa do terreno); no uso da energia solar e da captação pluvial, hoje totalmente incorporados aos princípios da arquitetura sustentável. Como o processo ainda está em desenvolvimento, estaremos estudando no futuro próximo, outros recursos sustentáveis que poderão ser incorporados ao projeto executivo, como a escolha consciente de materiais que também levem em consideração estes princípios.

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?