Contato

Venha nos fazer uma visita e tomar um café!

captcha

GOBBI ARQUITETOS ASSOCIADOS
Rua Miguel Daux, 118 | Coqueiros | 88080-220
Florianópolis | SC | Brasil
+55 48 3244.8282 / 99911.8283
arquitetura@gobbiarquitetos.com.br
Veja nossa localização no mapa:


Ver mapa maior
fechar

Trabalhe conosco

captcha

GOBBI ARQUITETOS ASSOCIADOS
Rua Miguel Daux, 118 | Coqueiros | 88080-220
Florianópolis | SC | Brasil
+55 48 3244.8282 / 99911.8283
arquitetura@gobbiarquitetos.com.br
Veja nossa localização no mapa:


Ver mapa maior
fechar

A PAIXÃO pelaARQUITETURAnos
MOTIVA a fazer o MELHOR.

Blog

[Dica do Gobbi] Forno a Lenha

Publicado em 11/05/2018 por

1ª DICA | “LEMBRANDO A CONSTRUÇÃO DOS ANTIGOS FOGÕES com forno À LENHA”

Onde o espaço para a LENHA EM CHAMA é pequeno e o CAMINHO do CALOR e da FUMAÇA sinuosos, primeiramente passando muito próximos da chapa metálica aquecendo-a e depois percorrendo pelas laterais do forno, que deve estar afastado das paredes de alvenaria para que esse faça o trabalho do aquecimento em todas suas laterais, até encontrar o caminho do chaminé como segue no croqui esquemático abaixo, antes porém, possuir em mãos uma chapa metálica, porta do fogo, grelha, gaveta de cinzas, forno e chaminé adequados as dimensões desejadas.

2ª DICA | PORTA DO FOGÃO

  • Possuir em mãos, uma chapa e forno metálicos, porta para o fogo, grelha e gaveta para cinzas;

1.Priorizar na frente da PORTA DO FOGÃO um afastamento frontal de pelo menos 20cm para apoiar tocos maiores de madeiras, que ficariam para fora enquanto o fogo consome sua ponta e também evitar que a brasa e cinzas caiam diretamente no piso.

3ª DICA | GAVETA DE CINZAS

2. A GRELHA E GAVETA DE CINZAS colocadas logo abaixo da porta de fogo e voltado para a lateral;

2.1. Caso a GAVETA DE CINZAS deva estar por baixo dos 20cm de apoio para madeiras, então esta gaveta terá que ser produzida mais longa, pois não existe no mercado;

2.2. Na TAMPA FRONTAL desta GAVETA DE CINZAS será importante possuir uma pequena abertura que possibilite aumentar ou diminuir a injeção de ar, para impulsionar as chamas.

4ª DICA | CIRCULAÇÃO DO AR QUENTE

3. O espaço entre o pequeno cocuruto ao lado do espaço da chama e a chapa metálica, pode variar entre 4 a 7 cm;

3.1. A passagem entre o fogão e o forno (abertura de 15 L x 10cm A) deve ser posicionada mais próximo à frente do forno, possibilitando a circulação de ar inicialmente na parte frontal do mesmo;

3.2. Pode-se posicionar nesta abertura um pequeno bloco de concreto solto, que poderá ser movido retirando os anéis da chapa, para regular a abertura ou fechamento desta passagem de ar e calor;

4. O FORNO fica apoiado em pequenos calços para estabilizá-lo e o espaço livre nas laterais, superior e fundos do forno segue o mesmo padrão de 3 a 5 cm, desta forma, o calor percorrerá por todos os lados e aquecerá mais rapidamente o mesmo. Esse forno deverá oferecer alguma possibilidade de ser retirado ou ter acessos laterais que possibilitem a limpeza da fuligem que irá se depositando na base, laterais e superior do mesmo e que fatalmente, com o tempo irão entupir a circulação do ar.

5ª DICA | CHAMINÉ

5. O CHAMINÉ em si é normalmente metálico e precisa de apenas 10cm de diâmetro;

5.1. O CHAMINÉ poderá ter saída superior e lateral, mas sempre no alto do forno e na posição mais distante do fogão. No caso de saída lateral dobrar imediatamente para a vertical, pois um caminho longo na horizontal poderá colocar a fumaça de volta;

5.2. É normal, no INÍCIO DO FOGO a fumaça “voltar” pela porta e pela chapa até que o ar e a própria aqueçam.

6ª DICA | REVESTIMENTOS

6. No entorno da CHAPA METÁLICA, encaixada nas paredes de alvenaria, poderá ter acabamento em granito, ladrilho hidráulico, porcelanato técnico ou cimento queimado, desde que mantido afastado 0,5 cm de cada lado da chapa, senão o calor e a dilatação desta irá trincá-los.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© 2018 Gobbi Arquitetos. Por favor, não use nenhuma das imagens deste site sem a nossa autorização e/ou devidos créditos.
site por: intelio